Escola Maria Esméria


Cursos

Educação Infantil

A Educação Infantil é para a Escola Maria Esméria a pupila de nossos olhos. Temos um olhar especial para esta fase, pois é nela que a vida acadêmica se inicia. A Proposta Pedagógica está baseada na visão de que a criança aprende melhor brincando e isto se justifica porque através do lúdico ela cresce compreendendo melhor o mundo que a cerca.

O conteúdo é desenvolvido através de jogos e brincadeiras estimulando o desenvolvimento da criatividade, da memória, da imaginação, do raciocínio, da atenção e com isso o aluno internalizará de maneira significativa o conhecimento do mundo que o rodeia. Também é oferecida muita brincadeira de “faz de conta”, isto porque através da imitação a criança se espelha no comportamento do outro, e assim inicia-se a construção da identidade.

A ação e a linguagem têm um papel para representar objetos, ações e até emoções permitindo a descoberta ou experiências individuais únicas, possibilitando à criança se comunicar e interagir para organizar pensamentos e sentimentos.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

Ensino Fundamental

Nesta etapa inicia-se uma maior formalização do trabalho escolar. Gradativamente, torna-se mais evidente a abordagem dos conteúdos das diferentes áreas do conhecimento e a vida escolar adquire uma dinâmica diferente da Educação Infantil. Conforme determinações curriculares nacionais, novas habilidades, competências e  uma nova organização para o trabalho passam a ser exigidas.

Nossa primeira preocupação é oferecer segurança  para que as crianças possam dar conta destas demandas escolares mais complexas. Para tanto, há uma estruturação mais marcada da rotina escolar diária, procedimentos de estudo são desenvolvidos, ferramentas para o desenvolvimento das atividades são trabalhadas, compromissos escolares são cobrados com maior rigor.

Neste contexto, o desafio  é promover uma aprendizagem que tenha sentido para os alunos. Apostamos em conteúdos curriculares preenchidos com vida e, para tanto, organizamos o trabalho por Projetos. Os projetos constituem-se na possibilidade de os alunos exercitarem valores e desenvolverem competências, habilidades e atitudes de cidadão.

 

Estrutura que estimulam o aprendizado, a interação e a alegria.
Transição natural do Fundamental para o Médio.